[Cinema] Black Swan



… ou em português Cisne Negro. Contando com 5 nomeações para os Óscares é sem dúvida um dos filmes do ano.

Enquadrando-se no que o realizador Darren Aronofsky nos habituou em The Wrestler e especialmente em Requiem for a dream é um filme complexo e empolgante capaz de tirar a respiração às pessoas mais sensíveis.

De forma muito reduzida, o filme retrata a história de Nina (Natalie Portman) bailarina profissional e aficionada pelo seu trabalho. Vivendo apenas para a dança consegue o papel mais importante da vida na peça Lago dos Cisnes do director Thomas (Vincent Cassel).

Quem tiver oportunidade de ver o filme certamente irá compreender que o argumento do filme vai muito além desta pequena descrição. Mas mais importante que o argumento estarão as sensações transmitidas através dos jogos de dualidade, ligação entre a realidade/imaginação e a excelente interpretação de Portman (Óscar para ela!!).

Durante a visualização do filme não pude deixar de reparar nas semelhanças com os filmes realizados por David Lynch. Quem já assistiu a Cisne Negro e a Mulholland Dr. estará a pensar na cena protagonizada por Nina e Lily relembrando o momento em que Betty e Rita fazem “o amor”. As semelhanças não se ficam por esta cena e passam também pela maneira como a câmara “enfrenta” as personagens assim como o papel interpretado por Barbara Hershey, mãe de Nina, relembrará também algumas personagens Lynchianas.

Filme para ver e rever!

Bom fim de semana, Tudo de Bom!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s